sexta-feira, 8 de julho de 2011

Software Livre


Software Livre é qualquer programa que pode ser usado, modificado, estudado, copiado e redistribuído, sem que haja nenhuma cobrança, diferentemente do software proprietário, que almejando lucro, libera apenas cópias,  não permitindo a modificação do programa, pois não há acesso ao código-fonte, sendo que cada software é utilizado em uma única máquina. No Software Livre, por ser aberto à modificações no programa, e ter acesso ao código-fonte, não há um proprietário de fato, mas este é um bem comum.
O fundador do Movimento pelo Software Livre foi Richard Stallman, que iniciou o projeto GNU, e fundou a Free Software Foundation (FSF), que se dedica à eliminação das restrições dobre a cópia. 

Há quatro liberdades básicas que abrangem o uso do software livre, que são:

  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Há diversas vantagens na utilização do Software Livre, incluindo redução de custos, independência de fornecedor, estabilidade, segurança, etc.

Um comentário: