sexta-feira, 8 de julho de 2011

Tv e Educação


Televisão. Um meio de comunicação em massa em que alcança milhões de brasileiras/os, inclusive brasileirinhas/os.  Sabemos que existe ao menos um aparelho na casa de milhões de famílias brasileiras, e até por isto mesmo, a mídia pega pesado em relação a divulgar marketing, ideologias, entre outras influencias poderosas para vida do ser humano. E quem sofre bastante influencia com isso, sem dúvidas, são as crianças. Elas, que principalmente no Brasil, ficam expostas diversas horas na frente do aparelho, recebe uma enxurrada de informações, e por não saber selecionar ainda estas informações, simplesmente acatam muitas delas, dando lucro, posteriormente, a diversos donos de capitais. Sem falar que por causa das ideologias lançadas na tv, por muitas vezes distorcidas e voltadas para a parcela rica da população, desde cedo elas vão formando sua opinião de acordo a estas, alienando -se totalmente, recebendo estas informações e adquirindo-as, sem o mínimo de senso crítico ou refletindo sobre elas. Isto é extremamente preocupante, até por sabermos que esta é a intenção dos que mantém o poder concentrado em suas mãos, o de utilizar uma fonte de comunicação em massa para divulgar e fortalecer  suas ideologias, fazer com que nós pensemos como eles querem, e manter eles lá onde estão, no poder. Não estou falando que não haja outros meios de comunicação que também não carregue este tipo de manifestação, mas por a tv ser um meio que está na casa da maioria dos brasileiros, independente de sua classe social, e por influenciar tanto, que me refiro a ela.
Um teste para que possamos entender o quanto a tv está e por muito tempo sempre esteve fortemente ligado em nossas vidas, convido-lhes a assistir o vídeo abaixo, e identificar quantos fizeram partes da sua vida, ou melhor, infância. Você que foi criança/adolescente entre os anos 80, 90 e 2000, vai reconhecer muita coisa.



Percebeu? Eu particularmente fiquei impressionada com a quantidade de desenhos animados aos quais eu conhecia, e me dei conta quanto tempo da minha infância eu passei em  frente à tv. E as crianças de hoje, infelizmente, estão indo pelo mesmo caminho, não talvez pela chegada de outro meio mais "interessante": a internet.
Bom, mas a tv não é de todo ruim, bastando apenas selecionar  programas que acrescente algo de interessante na sua vida, e que possamos vê-la com um olhar mais crítico, mais reflexivo, e não apenas receber as informações e acatá-las, sem ao menos refletir se faz parte de sua realidade, ou não. Fazendo isto, vamos fazer um ótimo proveito dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário