segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jogos eletrônicos e sua influência na educação.



Recentemente, estava procurando na internet materiais que falavam justamente como a tecnologia pode influenciar na educação, no saber, das  crianças e adolescentes. Por acaso, achei esse artigo que fala dos jogos eletrônicos, atualmente presentes na vida das mesmas. Lynn Alves, que é professora do mestrado em educação e contemporaneidade da Uneb e autora do livro: “Game Over: Jogos Eletrônicos e Violência”, fala desta relação dos jovens com a tecnologia, no caso os jogos eletrônicos.


Jogos eletrônicos: ferramenta importante na aquisição do saber

“A presença dos elementos tecnológicos na sociedade vem transformando o modo dos indivíduos se comunicarem, se relacionarem e construírem conhecimentos. Somos hoje praticamente vividos pelas novas tecnologias”.

A partir desta reflexão, Lynn Alves, professora do mestrado em educação e contemporaneidade da Uneb e autora do livro: “Game Over: Jogos Eletrônicos e Violência”, demonstra a importância da tecnologia, em especial os jogos eletrônicos na vida dos jovens contemporâneos.

Encarada por muitos como nocivo e prejudicial ao desenvolvimento cognitivo dos jovens, os jogos eletrônicos vêm ganhando espaço entre vários estudos e demonstram que podem ser mais um instrumento pedagógico no ambiente escolar. Esta reflexão partir da concepção que existe hoje uma geração submerso no mundo da tecnologia, que tem acesso seja através da televisão ou dos vídeos-game ou das LAN house.

De acordo com estes estudos, os sujeitos nascidos na pós-modernidade estão imersos em um mundo altamente tecnológico. Esta geração é defendida pelos estudiosos como os “nativos digitais” ou “geração mídia”. Uma categoria que vem sendo largamente discutida na atualidade.

Com a utilização de alguns jogos eletrônicos, a exemplo do Simcity, Civilizations e RPG, “os professores podem trabalhar o aprendizado em geografia, história, porque nesse jogo desafia os estudantes a administrar recursos, criar cidades, enfrentar catástrofes, fazer escolhas, planejar, entre outras coisas”, comenta a educadora Lynn.

Nesta perspectiva, e através do jogo eletrônico, os estudantes são estimulados a saber quais as conseqüências de colocar uma escola perto de uma fábrica poluente, além de verificarem quais os problemas sociais ou de saúde as ações realizadas durante o jogo podem causar.

De acordo com Lynn, até mesmo nos jogos violentos, tanto crítica por inúmeros pais, podem servir de fonte de aprendizado e estímulo entre o público jovem. “Você pode trabalhar a questão cognitiva, pois estes jogos exigem uma habilidade sensorial e motora muito grande, tomada de decisão e planejamento estratégico”, conclui Lynn. 



Fonte: Overmundo
Título do artigo: Educação e Tecnologia: uma aliança necessária.

Acesso em: 15 de abril de 2011.  

Link: http://www.overmundo.com.br/overblog/educacao-e-tecnologia-uma-alianca-necessaria


Um comentário:

  1. Mundo Tecnológico X Mundo Infantil

    Hum...o mundo infantil é uma realidade dinâmica, corporal e mental, e o mundo tecnológico também é dinâmico mas só envolve a mente e somente uma parte do corpo as mãos, melhor dizendo os dedos.
    Aí fica a reflexão, o desenvolver da criança ele deve ser completa ou somente uma parte? Ou deve contemplar a parte cognitiva e corporal?
    Acredito numa educação integral onde no processo ensino-aprendizagem o desenvolver da criança seja harmonioso, trabalhando o intelecto e o corporal, dialogando com a harmonia e ritmo do próprio corpo humano (contração e descontração) e também com o mundo concreto, subjetivo e imaginário que a envolve.
    Defendemos o universo da criança, não permitindo que lhe roubem com justificativas de progresso tecnológico.

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